Empresa

Apresentação

A experiência ao serviço da vanguarda
Com um historial de actividade de mais de 30 anos (fundação em 1981), a Martos & Cª, Lda., é já neste momento uma referência nacional no mercado de madeiras, paletes e subprodutos.

A bagagem acumulada ao longo do tempo aliada ao investimento em tecnologias de ponta, leva a que a Martos se afirme como uma empresa moderna, sustentável, bem como ambiental e socialmente responsável (recursos florestais).

Historial

Constituída em Junho de 1981 a Martos & Companhia, Lda., iniciou a sua actividade nas instalações da firma Carpalhoso & Filhos, Lda. em Eira Velha, Colmeias.

Seis anos mais tarde, a empresa passou a ter instalações próprias no Parque Industrial das Areias – Colmeias. Na década de 90 foram efectuadas diversas ampliações e automatizações nas linhas de produção de madeira serrada para construção, carpintaria e paletes.

No ano de 1998 foi constituída a empresa Colpinus – Madeiras e Derivados, Lda com o objectivo de gerir e valorizar os recursos florestais. Dedicando-se à aquisição, corte, rechega, arroteamento e reflorestação das áreas intervencionadas.

Em Fevereiro de 1999 foi criada uma delegação em Pinhal Novo (Palmela), com o objectivo de alargar a gama de produtos, venda directa a retalho e responder de forma mais célere aos pedidos dos clientes.

Em 2002 para poder efectuar o transporte inter-empresas constituiu-se a Martosfrota – Transporte de Mercadorias, Lda dotada de Alvará para Transportes Públicos de Mercadorias.

Em 2004 foi constituída a Nelsimar – Valorização de Madeiras, Lda , de acordo com o próprio nome da empresa, a mesma tenta dar o máximo de valor acrescentado nos pinhos bem como, execução de obras, pérgulas, passadiços, mobiliário de jardim e prestação de serviços.

Em 2009 a empresa Martos passou a efectuar o Choque Térmico, colaborando no combate ao Nemátudo e passando a produzir pavimentos segundo a norma EN14342 com a Marcação CE nos seus produtos.

Actualmente as empresas Martos, Colpinus e Nelsimar encontram-se em fase de certificação na cadeia de valor PEFC e PSF, de acordo com a Norma Anexo 04 e EN 40003, EN 40004, EN 40005 e EN 40201.

Objectivo imediato, manter o quadro de pessoal em formação, e internacionalizar a empresa por forma a colocar o Pinho Marítimo de Leiria no Mundo…
Missão
A nossa principal missão é estarmos altamente comprometidos com o crescimento, satisfação e vanguarda. Estes três vectores são o denominador comum orientador da actividade da Martos, inspirando desde os seus colaboradores mais endógenos até aos seus stakeholders mais a jusante, a cumprir uma disciplina de excelência e vanguarda que permita a total satisfação do cliente, redundando no crescimento sustentado e responsável.

Visão

Confirmar a nossa posição de mercado através do investimento em áreas críticas para o sucesso como a aposta em I&D e a formação contínua dos colaboradores.
Proporcionar bem-estar a todos sustentada-mente.

Valores

  • Orientação para o cliente: satisfação integral das suas necessidades;
  • Excelência de produção: eficácia e eficiência ao serviço da unidade produtiva;
  • Responsabilidade ambiental: reflorestação das zonas intervencionadas;
  • Just-in-time: Filosofia de entrega cientificamente ajustada ao pedido do cliente.

 

Política da Qualidade

A Martos & Cª, Lda., desenvolve a sua atividade há cerca de 30 anos. A nossa missão é estarmos altamente comprometidos com o crescimento, satisfação e vanguarda. Estes três vetores são o denominador comum orientador da atividade da Martos, inspirando desde os seus colaboradores mais endógenos até aos seus stakeholders mais a jusante, a cumprir uma disciplina de excelência e vanguarda que permita a total satisfação do cliente, redundando no crescimento sustentado e responsável.

Neste sentido a Empresa definiu a sua Política, assente nos seguintes pontos:

  • Promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores proporcionando-lhes a necessária formação, meios e responsabilidades, encorajando a iniciativa, a inovação, a produtividade e o empenho na concretização dos objetivos da Martos.
  • Estar atenta às exigências do mercado, no que respeita às expectativas dos seus Clientes, à identificação de novas áreas de negócio e à atualização tecnológica permanente;
  • Cumprir os requisitos legais e normativos, em termos da Qualidade, Segurança, Higiene e Saúde, como forma de garantir as melhores condições para a prestação dos seus serviços;
  • Garantir o cumprimento do Sistema de Gestão implementado, tendo como objetivo a Melhoria Contínua da eficácia e da adequação dos serviços que presta.
  • Proporcionar aos seus Clientes produtos e serviços dentro do prazo estabelecido e que satisfaçam as suas necessidades e expectativas, tendo sempre como objetivo aumentar o nível de satisfação.
  • Minimizar os impactos ambientais, incentivando e mantendo práticas ambientais sustentáveis no negócio, na atitude dos seus clientes, fornecedores e colaboradores.
  • Não estar direta ou indiretamente envolvida nas seguintes catividades inaceitáveis:
    • Corte ilegal ou o comércio de madeira ou de produtos florestais ilegais;
    • Violação dos direitos humanos e tradicionais em operações florestais;
    • Destruição de altos valores de conservação em operações florestais;
    • Conversão significativa de florestas em plantações ou em outros usos não florestais;
    • Introdução de organismos geneticamente modificados em operações florestais;
    • Violação de qualquer uma das principais convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) como definido na Declaração Sobre Os Princípios Fundamentais e Direitos no Trabalho da OIT.

 

A Martos & Cª, Lda declara o seu compromisso com a implementação e manutenção do sistema de gestão atendendo aos requisitos normativos das iniciativas de certificação da ISO 9001:2015.