Madeiras, Paletes e Pellets
made in portugal

Pellets – O que são

O que são pellets?

Os pellets são pequenos aglomerados de madeira de forma cilíndrica produzidos a partir dos subprodutos da indústria de serração, nomeadamente o serrim de pinho e estilha.

Os pellets constituem um biocombustível sólido de elevada eficiência. As matérias-primas são submetidas a um processo de trituração e secagem seguindo-se a sua prensagem, usando uma matriz cilíndrica, que por um processo de extorsão, permite a produção dos pellets na forma final.

A resina natural da madeira é a única responsável pela aglutinação do serrim durante a produção dos pellets. Não sendo utilizados quaisquer aditivos ao processo de fabrico.
Os pellets, um biocombustível sólido 100% natural, renovável com impacto neutro nas emissões de CO2 durante a queima, produzidos com Madeira de Pinho com um elevado poder calorífico, são normalmente utilizados em equipamentos adequados a este tipo de biocombustível como salamandras, recuperadores, fornos, caldeiras e churrasqueiras.

Os pellets apresentam um poder calorífico superior a 17,0 MJ/kg o que equivale a 5 kWh/kg, cuja combustão se manifesta bastante eficiente quer pelas matérias-primas utilizadas, com um teor de cinzas é inferior a 0,7% quer pela baixa percentagem de humidade contida nos pellets, ≤ 10%.

A sua elevada densidade, superior a 650 Kg/m3, permite a otimização de recursos afetos ao nível do manuseamento, ensaque, armazenamento o transporte.