Madeiras, Paletes e Pellets
made in portugal

Pellets – Informações

Informações

A produção de pellets surge no Grupo Martos em 2015 com o início de atividade da Omnipellets, uma moderna unidade produtiva com uma capacidade de produção de 25.000 ton/ano, munida da mais avançada tecnologia na área da bioenergia.

Fruto de uma iniciativa ponderada pelo compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social a Martos, identificou na produção de pellets uma oportunidade, produzir uma energia renovável de modo sustentado, dando assim maior valor acrescentado aos subprodutos gerados pela atividade de serração.

O Grupo Martos é detentor de um historial de mais de 35 anos na preservação e valorização da floresta, promovendo e desenvolvendo atividades desde a plantação de novas áreas, transformação e comércio dos produtos florestais e valorização dos subprodutos da atividade florestal.

Os pellets são produzidos a partir do serrim e da estilha de pinho obtidos durante a transformação da madeira. As matérias-primas são secas, trituradas e prensadas dando aos pellets o seu aspeto final.

Durante a secagem são utilizados os subprodutos da exploração florestal, para produção de calor, contributo desse modo para a limpeza das florestas e consequentemente, para a diminuição do risco de incêndios.

A produção de pellets permitiu à Martos, não só o fecho do ciclo da valorização de todos os produtos gerados pela floresta como, a geração de um ciclo neutro de emissão de CO2, uma vez que as emissões geradas durante a queima dos pellets são equivalentes ao CO2, sequestrado pelas árvores em vida.

FAQ’s

Onde posso adquirir pellets?
Diretamente através dos nossos contactos T (351) 244 723 389
Através da nossa página preenchendo o formulário de encomendas
Na nossa vasta rede de distribuidores

Quais as condições em que devem ser armazenados os pellets?
Os pellets para aquecimento devem ser armazenados em local seco e arejado, evitando desse modo a absorção de humidade.

Os equipamentos a pellets necessitam de sistema de extração de gases de combustão?
Sim, qualquer equipamento, quando destinado à utilização de pellets necessita de uma saída de fumos ou gases de combustão.

Qual o espaço necessário para armazenar uma palete de sacos de pellets com um peso aproximado de 1000kg?
Uma tonelada de pellets ocupa aproximadamente uma área de 1m2 por 2 metros de altura.

Como posso verificar a qualidade dos pellets?
No caso de adquirir pellets ensacados deve verificar a informação disponibilizada nos rótulos designadamente, o selo da certificação ENplus e a identificação do produtor e/ou distribuidor e as especificações técnicas do produto.
No caso da compra a granel ou em big bags pode também solicitar o certificado ou o boletim de análises ao produtor ou distribuidor.
O ENplus, é um sistema de certificação para pellets, desenvolvido na Europa, sendo reconhecido e aceite mundialmente, cujo objetivo é estabelecer um referencial de qualidade para os pellets de madeira. O ENplus abrange toda a cadeia de valor dos pellets, desde a matéria-prima, produção, armazenamento e distribuição ao consumidor final. Permite o controlo de qualidade de forma continua através de monitorização interna e auditorias externas, realizadas pela SGS na empresa, análise de vários parâmetros dos pellets e monitorização do sistema de qualidade da produção.

A substituição de uma caldeira a gás ou gasóleo implica alterações na rede de distribuição de calor?
As alterações a efetuar são apenas ao nível do queimador da caldeira e do armazenamento do combustível. Não é necessária qualquer alteração adicional à rede de aquecimento. Aconselha-se a consulta um instalador autorizado e credenciado pela marca do equipamento.